Estágio Supervisionado

Sobre o Estágio Supervisionado

Esta disciplina tem sido mal interpretada. Seu nome pode causar dúvidas levando a confundi-la com o estágio da Licenciatura. Não é isso. É um acompanhamento do desenvolvimento e implementação da estratégia que deve gerar o produto educacional. A matrícula em Estágio Supervisionado é um espaço para que o mestrando interaja com seu orientador(a) durante a fase de elaboração do produto e depois durante sua implementação em sala de aula. Nessa fase de implementação o(a) orientador(a) deve, necessariamente, ir à escola, no mínimo uma vez, melhor duas ou três, acompanhar o trabalho do mestrando. Não é para ensiná-lo a dar aulas, não é para mantê-lo sob controle. É para acompanhar a prática do mestrando, para conhecer um pouco o que é a escola. Normalmente, professores universitários desconhecem a realidade da escola. O Estágio Supervisionado procura diminuir essa distância e, ao mesmo tempo, é claro, que o orientador(a) poderá contribuir na implementação da estratégia didática associada ao produto.
Em casos em que a ida do(a) orientador(a) à escola implicar recursos para passagens e diárias e estes não existirem, uma saída seria buscar ajuda de um colega que não faz parte do corpo docente do MNPEF mas está próximo ao local de trabalho do mestrando. Esse colega poderia assistir algumas aulas nas quais o mestrando faz a implementação do produto
educacional e depois fazer um breve relatório de suas observações. Outra possibilidade seria fazer gravações em vídeo de aulas de implementação do produto, neste caso com permissão da escola e dos alunos.

Termo Consentimento Livre e Esclarecido

Em se tratando de uma pesquisa envolvendo seres humanos, a mesma deve ser sujeita ao crivo da Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (http://cep.ufsc.br/).  As informações relativas ao procedimento a ser seguido está no site http://cep.ufsc.br/submissao-de-novos-projetos/

Na reunião realizada no dia 08/04/2016 do Colegiado Delegado do MNPEF-ARA foram aprovados os modelos que deveram ser utilizados como guia para o tramite legal do estagio supervisionado. Obviamente que em se tratando de guias, vocês poderão realizar alterações a fim de colocar em conformidade com a sua realidade, mas sem perder o espirito relativos à preservação dos direitos dos participantes da pesquisa.

Ainda que existe uma minuta, a resolução normativa em relação aos estágios supervisionados está sendo revista por uma comissão criada pelo Colegiado Delegado do MNPEF-ARA e tão breve eles tenham uma posição será tornada pública.

Documentos

No documento a seguir (versão em PDF, ODT, DOC) está um exemplos de:

  1. Solicitação de autorização junto à GERED.
  2. Carta de Apresentação à Direção do Colégio.
  3. Declaração de aceitação do estágio por parte do Colégio.
  4. Ficha de atividades realizadas durante o estágio.
  5. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
  6. Solicitação de uso dos dados coletados (imagem, vídeos e depoimentos).
  7. Minuta de Resolução Normativa