Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF)
BEM VINDO(A) AO PROGRAMA (MPEF)
O Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Catarina é um programa de Mestrado 100% gratuito oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) com parte do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) o qual é um programa Nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino fundamental, médio e/ou superior, com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física.
O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.
As aulas tem sido ministradas aos sábados de 08:10 – 11:50 e 14:20 – 18:00; durante o período para cada semestres estipulado no calendário oficial da UFSC. Para completar os 34 créditos exigidos para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física expedido pela UFSC, é necessário também um ou dois períodos intensivos realizados durante as férias escolares da UFSC, que nos últimos anos tem acontecido na última semana de janeiro e primeira semana de fevereiro.
Uma caraterística deste mestrado é que a dissertação é constituída por um produto educacional o qual deve ser aplicado pelo aluno em um colégio, preferencialmente naquele que leciona. Este produto pode ser um roteiro de uma unidade de ensino, de uma atividade experimental, do uso de um aplicativo. Pode ser um texto de apoio ao professor, um vídeo, etc. Exemplos de Produtos educacionais podem ser encontrados na página: Produtos e dissertações ou nos sites disponibilizados aqui como links úteis
A fim de esclarecer dúvidas em relação ao mestrado recomendamos os seguintes textos de autoria do Professor Marco A. Moreira, um dos idealizadores do MNPEF: